Para transformar as pessoas e o mundo  

 

Conectar pessoas dispostas a trabalhar e transformar o mundo que está ao nosso redor. Com esse ideal de união, inspiração e transformação, o Recreio da Juventude deu início, em maio de 2024, às ações do Projeto Casulo, o seu novo programa de iniciativas sociais.

O objetivo do projeto é desenvolver ações que promovam melhorias e façam a diferença para a comunidade na qual o clube está inserido, nas áreas social e esportiva. Por meio deste trabalho, o Casulo também quer promover o desenvolvimento pessoal de todos os envolvidos, sejam voluntários, associados e colaboradores do clube, por meio da aplicação de projetos e o desenvolvimento de novas lideranças, por exemplo.

 

As primeiras ações do projeto foram realizadas em maio de 2024, o mês que entrou para a história como um dos mais trágicos no Rio Grande do Sul. Tão logo tomou ciência da situação crítica vivida pelos gaúchos, o clube mobilizou seus associados e a comunidade para a formação de uma rede de apoio. O clube disponibilizou suas sedes como pontos de coleta de donativos e promoveu uma ação esportiva especial para receber as doações, o Sábado Solidário. Pelo menos 11 cargas de donativos já foram encaminhadas para a Cruz Vermelha e a Fundação Caxias.

Em seu primeiro ano, as ações do Casulo foram estendidas também para o Arraiá Solidário, a festa junina do clube com renda revertida para o apoio às vítimas da chuva; a Campanha do Agasalho; o aulão de hidroginástica junino; o Leilão Solidário dos Atletas; os almoços solidários do Dia das Mães; e a ação beneficente das debutantes na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) do Hospital Geral.  

 

Ações realizadas em 2025

 

* Em 2025, a primeira ação do Casulo foi a arrecadação de alimentos no baile infantil do Águas de Março, realizado em março. No total, 489 Kg de donativos foram arrecadados na troca pelos ingressos. Os alimentos foram repassados para o Banco de Alimentos de Caxias do Sul para serem destinados a entidades de apoio à população em situação de vulnerabilidade social.  

* Em abril, em parceria com o Departamento de Natação, o projeto repassou 89 óculos e 15 toucas infantis de natação para a campanha solidária Nadando para o futuro, promovida pela Federação Gaúcha de Desportos Aquáticos (FGDA).  

* Outra ação foi a doação de uma carga de tampinhas plásticas para o Projeto Re.Ciclo, da Domus, associação de amparo à criança e adolescente com câncer da Serra gaúcha. O valor arrecadado com a venda do material para recicladoras será utilizado na manutenção da casa, na compra de medicamentos e no pagamento de consultas com especialistas e exames especiais dos pacientes atendidos.

* Em maio, o Casulo apoiou uma causa voltada para a saúde materna. Foi a campanha Maio Furta-Cor 2025, um movimento de amor, empatia e conscientização sobre a saúde mental das mulheres mães. No dia 8, o clube promoveu um Recreio em Cena para falar sobre quem são as mulheres, além da maternidade, promover reflexões sobre a maternidade real e para priorizar a saúde mental. No dia 10 de maio, o projeto apoiou a caminhada que percorreu ruas centrais da cidade para mobilizar a comunidade para a causa.  

* A tradicional Campanha do Agasalho do RJ arrecadou mais de três mil peças, entre roupas adultas e infantis, masculinas e femininas, calçados e cobertores, que foram repassados para a Fundação Caxias. 

* Como parte da agenda pré-debut de 2025, foi realizado o jantar beneficente Elas, por Todos, com lucro revertido para a Domus - Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serra Gaúcha. No total, foram repassados R$ 4.455,00 para a entidade. O evento promoveu uma noite de solidariedade e integração, em que as debutantes foram apresentadas à comunidade, em um desfile em trajes sociais, de forma a fortalecer seus laços sociais e o seu desenvolvimento como cidadãs socialmente conscientes. O jantar foi promovido pelo Casulo e pela Confraria das Rainhas. 

* Em outra ação beneficente pré-debut, as debutantes se reuniram para uma visita ao Hospital Geral. A programação incluiu a entrega de itens de higiene adultos e infantis para doados aos pacientes carentes atendidos na instituição, a entrega de cartões com mensagens de otimismo para serem enviados aos pacientes e apresentações musicais no pátio e na recepção do HG.  

 

Nos próximos meses, outras ações serão desenvolvidas, incluindo a mobilização de voluntários. 

O casulo

O nome do projeto foi escolhido por fazer referência a algo muito valioso que está em transformação e que irá surgir para um novo momento e uma nova vida, assim como as pessoas que serão impactadas pelas ações realizadas.

Camisetas

Os associados do clube e a comunidade podem contribuir para as ações do Projeto Casulo por meio da aquisição das camisetas exclusivas do programa. Todo o lucro da venda das peças será revertido para entidades beneficentes da região. As camisetas estão à venda na loja Mar Um, no Recreio Mall, na Sede Juventude, e, em breve, estarão na loja virtual. Clique aqui e acesse.  

 

São dois modelos de camisetas unissex, que seguem um conceito de moda moderno e mais minimalista. O layout é simples e as cores são neutras, o que irá garantir a versatilidade do uso das peças em diferentes composições.