O judoca paralímpico Marcelo Adriano de Azevedo Casanova, atleta do Recreio da Juventude, foi convocado para integrar a Seleção Brasileira no Campeonato Mundial de Judô Paralímpico, que será realizado em Astana, no Cazaquistão, entre os dias 13 e 15 de maio de 2025. A competição é organizada pela Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA) e contará com a participação de 20 atletas brasileiros, incluindo Casanova na categoria até 95 kg da classe J2 (baixa visão).

 

Natural de Caxias do Sul, Casanova, de 21 anos, iniciou sua trajetória no judô convencional aos nove anos e migrou para o judô paralímpico em 2021. Desde então, acumula conquistas expressivas, como a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de 2023 e o bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 na categoria até 90 kg J2.

 

Acompanhado pelo técnico Giovani Cruz, Casanova intensificou sua preparação para o Mundial, visando aprimorar técnica e estratégia. "Marcelo tem demonstrado uma evolução constante e está focado em alcançar o pódio em Astana. Sua dedicação é exemplar", destaca Cruz.

 

O Campeonato Mundial em Astana é uma das principais competições do ciclo paralímpico, valendo pontos importantes para o ranking mundial, que é o principal critério de classificação para os Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028. A participação de Casanova reforça o compromisso do Recreio da Juventude com o desenvolvimento do paradesporto e o apoio a seus atletas rumo ao mais alto nível competitivo.