A Seleção Brasileira de judô paralímpico inicia sua jornada internacional em 2025 com a disputa da Copa do Mundo da IBSA, que acontece nos dias 24 e 25 de março, em Tblisi, na Geórgia. Entre os 18 judocas convocados para representar o Brasil no torneio está Marcelo Casanova, do Recreio da Juventude, que competirá na categoria 95 kg (J2).
O evento marca o início do ciclo rumo aos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028 e será disputado sob as novas regras da modalidade, que alteraram os pesos de algumas categorias. Além disso, a competição já valerá pontos para o ranking mundial, critério fundamental para a seleção dos atletas que participarão da próxima Paralimpíada.
Segundo o treinador Giovani Cruz, a convocação de Marcelo Casanova é reflexo de um trabalho intenso e estruturado, "Marcelo se dedicou intensamente aos treinamentos, aprimorando técnica, força e estratégia para estar entre os melhores do mundo. Essa convocação reforça que o esforço e o planejamento feito no Recreio da Juventude estão dando resultado. Agora, seguimos focados para que ele tenha um excelente desempenho na competição”, destaca.
Marcelo Casanova conquistou medalha de bronze nas Paralimpíadas de Paris 2024, no peso médio (-90kg) da categoria J2, para atletas com definição de imagem). A conquista foi um marco para o Clube, que teve seu primeiro atleta em uma Paralimpíada, mas também para o esporte do Rio Grande do Sul, que tem um representante do paradesporto medalhando no mais alto nível.