Com o Campeonato Brasileiro Interclubes de Basquete Sub-19 já em andamento na Arena Recreio, em Caxias do Sul, o time da casa busca ir além da boa estreia e garantir uma das três vagas na fase final da competição, que será disputada em setembro, no Rio de Janeiro. A equipe comandada pelo técnico Bruno Lopes iniciou sua preparação no início de fevereiro e reúne jovens talentos de diferentes regiões, em um projeto que combina formação de atletas e competitividade.
A montagem do grupo contou com a chegada de reforços de fora do estado, fruto de um trabalho de prospecção coordenado pelo clube. Segundo Bruno, o objetivo foi formar um elenco forte e com potencial de desenvolvimento. “Nosso foco foi trazer atletas com perfil para o alto rendimento. Temos jogadores que são do Recreio desde os 12, 13 anos e outros que chegaram agora, mas todos com a mesma meta: crescer no esporte”, resume o treinador.
Apesar do curto tempo de preparação — menos de dois meses até a estreia —, a comissão técnica conseguiu dar padrão tático à equipe e criar uma identidade coletiva. A estreia do time foi, inclusive, o primeiro jogo oficial da temporada para o grupo. “Eles ainda não haviam jogado pelo estadual. A estreia no Brasileiro foi o primeiro jogo oficial do ano, e mesmo assim conseguimos apresentar um bom desempenho”, destaca Bruno.
Os treinamentos aconteceram de segunda a sábado, com poucas folgas. Mesmo sem jogos preparatórios, o grupo se mostrou entrosado já na rodada de abertura, quando venceu a Assembleia Paraense por 120 a 33. “A gente conseguiu fazer com que, mesmo sem jogos, eles se conhecessem em quadra e entendessem o coletivo. Isso foi essencial para começar bem”, explica.
Sediar uma etapa nacional da competição é, para o treinador, um sinal do reconhecimento do trabalho feito nos últimos anos pelo Recreio da Juventude dentro e fora das quadras. “O convite da CBB e do CBC valoriza muito o clube. Mostra que o que estamos construindo tem repercussão nacional e nos motiva ainda mais a buscar bons resultados”, afirma.
Além da atual competição, o time Sub-19 terá ainda o Campeonato Estadual — onde busca o tricampeonato — e o Sul-Brasileiro, torneio do qual o Recreio é o atual campeão. A meta, segundo Bruno Lopes, é manter o protagonismo. “Nosso principal objetivo agora é garantir uma das três vagas para a fase final do Brasileiro. Depois, é seguir evoluindo para chegar a setembro ainda mais fortes.”
A etapa nacional do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-19 segue até a próxima quarta-feira, 9 de abril, na Arena Recreio. A entrada é gratuita e os jogos ocorrem diariamente a partir das 13h.